E a decadência do Spirit, tá como?

 Recentemente eu voltei a acessar o spirit fanfic e o wattpad (mais o wattpad por motivos especificos) após uma longa ausência (insira o máximo de O's que você desejar). E bem... Muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, meu compadres, muitas coisas. Foi como uma onda que veio sem avisar.



Eu cheguei no spirit por volta de 2014 e eu ainda peguei um pouco de quando era Social spirit. Não posso afirmar com certeza se eu cheguei quando o domínio chamava-se Anime spirit, mas claramente me lembro das muitas funções que o site oferecia que hoje foram extintas.

Começo primeiramente pelo nome.

Conversando com uma colega que veio antes de mim, o spirit carregava um layout simples com um banner do one piece convidando a se juntar ao site ou algo assim e com o tempo foi amplificando as suas funções.

Eu cheguei e lembro claramente do Social spirit, que veio logo depois de o site não se resolver muito sobre seu nome em um curto período de tempo. De vez em quando o site saia do ar por 24 e quando voltava estava com um domínio diferente, isso é de Anime spirit -> Social spirit -> Spirit Fanfics. Se houver outro nome acerca destes já não é de meu conhecimento.

A questão que me deixou um pouco incumbida de comentar sobre a administração e o nome do site foi quando entrei na timeline de um usuário que marcou frenético um Adm sobre as mudanças que ainda estavam rolando e por acaso comentou que sentia falta de quando era SOCIAL SPIRIT, o Adm respondeu que nunca existiu Social Spirit.

Daí eu fiquei na dúvida se o Adm estava sendo sarcástico, se ele quis dizer que sempre foi Social Spirit por motivos de identidade sentimental ou ele realmente jogou está informação sem ao menos saber do que estava falando. Se o caso foi a última, na qual eu confio muito por experiência coletiva sobre a Adm, alguns usuários tem muitos motivos plausíveis para ter uma certa rivalidade com Adm.

Ninguém sabe ao certo quando as coisas começaram a dar errado. Foi acontecendo naturalmente e de repente veio algo ainda maior e mais escrachado para notarmos o nível da situação.



Bom, eu lembro muito de algumas funções do site que foram retiradas de forma gradativa. Eu devo concordar sobre sua retirada, pois algumas eram funções que não faziam nenhum tipo de diferença no objetivo do site de Fanfics. Por exemplo, eu lembro de ter a categoria de Letras que era uma função onde você postava a letra de uma música, categoria vídeo que era um mini YouTube, além das categorias galeria e reviews. E convenhamos que um site onde várias pessoas tem controle sobre o conteúdo eram coisas bem inúteis.

Tínhamos também o nosso querido chat em tempo real. Se um usuário estivesse on-line vocês poderiam bater um papo maroto em privado. Se você queria mandar uma mensagem ou divulgação para alguém e deixar exposto para quem visitasse, podia usar o mural de visitas dentro do perfil de um usuário. Quem lembra dos depoimentos do Orkut? Pois era desse jeito, só que durava para sempre a não ser que você excluísse.

Os Styles, os queridos styles. Era apenas uma forma de liberdade pra você personalizar seu perfil do jeito que você quisesse. Deixar sua cara, uma coisa pra diferenciar você do resto das pessoas. Era uma roupa, um look exclusivo seu. Eu entendo de fato por terem tirado esse, apesar de que realmente, eu gostaria muito de tê-lo pra sempre.

Para entendermos isso a gente tem que entender que um site com usuários carrega banco de dados controlados por FTP, php é um monte de linguagem de script e o escambau, dependendo da hospedagem (que é paga) às vezes a quantidade de dados que você guarda nesse site pode levar usar todo seu armazenamento. Às vezes você não pode pagar por tamanho e quantidade, então eu sou super compreensiva na remoção de algumas funções. (Informações por nigohyu) Porém outras nem tanto.

Nós tivemos por um longo tempo as funções de fórum e jornal que para além de postar as histórias eram as mais usadas pelos usuários. O fórum era usado para dúvidas como um livro de visitas ou mural de recados com perguntas e respostas sobre qualquer assunto. Lá era o acervo dos tutoriais, seja como criar uma capa, ou escritas ou até mesmo como funcionavam as regras específicas do site. A gente tinha um contato muito apreciável com a moderação e tudo mais, tinham até Adm específicos para responder determinados fóruns de perguntas e controlar sobre como e o que postavam.

Já os jornais eram uma coluna de notícias, um blog. Você anunciava qualquer coisa por lá, fazia uma coisa linda de se ver, o que não podia fazer na sessão de publicação de história, a gente fazia lá no jornal. Era uma espécie de mural para informações sobre seu perfil, atualizações, até mesmo coisas como recrutamento de usuários para um projeto, etc.

Esse de fato foi a coisa que mais afetou e deixou todo mundo emputecido. Pois então, tiraram. E tiraram todas essas coisas lindas que citei acima.

E qual foi o motivo que deram? Exatamente esse que eu disse sobre a questão de banco de dados e tal. Basicamente haviam páginas e funções que eram bem “pesadas” para o servidor de hospedagem ou algo assim e acabaram tirando para otimizar o site. Porém colocaram um pequeno argumento junto para ser a cereja do bolo: funções que ninguém usava ou que não funcionavam no aplicativo.

Ah, sim! O aplicativo. 

O App do spirit disponível na Apple Store e na Google play era a coisa mais chata que eu já tive o desprazer de baixar. A única coisa que foi um grande ponto positivo para quem usasse-o na época eram as notificações. Porém no App realmente algumas funções em especial não existiam como o jornal e os perfis personalizados. Porém o aplicativo era ÓTIMO se você quisesse ler sua fanfic lindamente deitado na cama de forma acessível, devo concordar.

Em contrapartida, após um tempo o aplicativo começou a se tornar bem inconveniente. Por que? ANÚNCIOS. Bom, os web designs do spirit não fazem mágica, precisa pagar hospedagem e mão de obra, daí você coloca os anúncios. O problema é que qualquer coisinha PAH anúncio, voltava PAH anúncio, ia favoritar PAH anúncio (sim, o wattpad hoje). Desta forma eu migrei pro navegador mesmo, pois lá os anúncios ficam de cantinho sem te incomodar.

Então a gente teve a pérola: não quer ter anúncio? Pague! Até aí tudo bem! Entendo de boa a questão de o Site não vai rodar sozinho e de graça! Mas é só :) Além de você pagar um valor mensal e não ter anúncio enchendo seu saco, você pode ler offline e ganhar um belo emblema de vip 👏👏👏👏 é só, nada mais. Nenhum outro mimo! MAS eu devo dizer que isso não me incomoda muito, de verdade. Os anúncios não são massivos demais (o que são 3 segundos?) e o preço não é alto. Então se você está fazendo tempestade em copo d’água por isso, por favor só pare :3

A história seguiu e removeram as funções em questão, prometendo uma melhor otimização e novidades que compensariam a remoção dessas coisas tão amadas pelos usuários. Porém estávamos esperando até hoje entretanto!



O que recebemos em troca:

  1. Tivemos a timeline que já existia a tempos e por lá a gente poderia fazer anúncios, comentários e interação, um lugar bem desorganizado e desanimador convenhamos. A timeline (Atividades) não era uma novidade, então ficamos na mesma. Nota 2.

  2. Removeram então a opção de personalizar os perfis. Mas ao menos podíamos mudar a cor do tema para combinar com o nosso ícone de avatar. Convenhamos que tinham styles lindos e incríveis, mas também impossíveis de usar. Tu entrava num perfil e não sabia onde clicar pra seguir, ou as cores eram muito claras ou gritantemente letras minúsculas. Nota 8.

  3. Recentemente o Spirit criou um perfil oficial no site para postar desafios de escritas para motivar os usuários e aulas de gramática entre outras coisas. Estava demorando muito para acontecer, sendo que depois da remoção do jornal e fórum ficamos desamparados, largados e pelados. Nota 10 (pela iniciativa)

Mas o que tanto incomoda o pessoal?

Basicamente a questão da mudança sempre vai afetar muito as pessoas principalmente quando elas já estão desde quando tudo era mato. Na questão de funções em específico realmente não acho que era realmente necessário todo esse reboliço por árte dos usuários. De fato, lá em meados de dois mil e não sei quantos, tudo era melhor. A gente tinha coisas que não encontrávamos em nenhum outro site, esse era o diferencial do spirit para outras plataformas. Mas mudou e ficou simples como todos os outros e a gente vai fazer o que? Graças a Deus continuamos podendo postar e comentar fanfics! Criem vocês um site e coloque tudo isso que tinha no spirit e vamos ver se dá certo! Aviso de spoiler: sai caro!

Porém, não pára por aí. A quem diz que outras questões que envolvem a Administração do spirit ainda são a grande pedra no sapato.

  1. A questão é que os moderadores e administradores não parecem ser um amor de pessoa, com respostas vagas e até sem sentido (não digo de todos) o que chega a situação de que se você teve um dia ruim não é problema meu! Nota 4

  2. Reza a lenda que existe o “Tratamento Especial”. Se você não é Adm ou amigo da família sua história não será destacada. Se o indivíduo quebrar alguma regra não será punido. Fazem a egípcia e a vida segue. Nota 3

  3. E por falar em regra: meu amigo, quanta regra. Eu entendo que para manter a ordem precisa de regra, do contrário, não há cabaré que aguente a libertinagem. Mas existem algumas regras muito… Difíceis de engolir e entender. Em alguns casos você fica com medo de publicar sua história por conta da sua sinopse que está pequena demais, ou se está com uma letra fora de ordem. Isso desanima e a nota é zero.

  4. Você não tem muita liberdade para personalizar sua história, como colocar um cast com link no primeiro capítulo ou algo assim. Ninguém ia morrer se eu pudesse colocar uma letra diferente no meu título, um emoji, o que for! Nota 1



Sempre é difícil a CONCLUSÃO de um post, mas tem que vir de algum jeito. Não acho que o spirit esteja em decadência no quesito de SITE em si, apenas uma coisa ou outra que deveriam dar mais atenção para o bem estar e convívio dos usuários agora que não temos mais aquele luxo. Existe uma coisa que eu gosto demais do spirit que o difere 100% do Wattpad: a pesquisa. Sim! O spirit tem um filtro de pesquisa sem igual! O wattpad tem que fazer o mesmo, mas não estou aqui para alfinetar o wattpad, ainda não!

O spirit já foi um lugar agradável e divertido, hoje ainda pode ser, só que mais simples. A objetividade e simplicidade pode ser algo muito bom, você só precisa ter competência e criatividade para isso.


3 comentários:

  1. Oi Typdromh tudo bem? Acabei de conhecer seu blog e você, você parece ser muito gente boa.

    Eu passei minha adolescência inteira lendo fanfics no Spirit Fanfics (na minha época o nome era esse :p ) e só sei que mudava o template do meu perfil TODOS OS DIAS pelos "Styles".

    Você criticando o aplicativo aaaa amei kjasds. Na minha época ele também não tinha anúncios, ainda bem que parei de ler fanfics kjaskjsad.

    Amiga eu pessoalmente não sabia que o Spirit tinha ficado assim pois como disse eu parei de ler fanfics, mas o Spirit era meu site favorito e fico triste em ver a situação que ficou, lamentável!

    Beijos ~~
    {BBL} / Baby Blue Love

    ResponderExcluir
  2. Typ, eu estava precisando ler essa postagem apenas. Precisando urgentemente. Primeiro porque desde que criei uma conta na plataforma do Spirit algo lá no fundo da minha memória me lembrava de que a interface do lugar não era tão simplista, lembro de um perfil que era todo estilizado a lá FRIENDS e tinha achado a coisinha mais linda de todas com essas opções de journal e tal, parecia algo diferenciado e interessante... aí avançamos para 2022 e a interface parece um Twitter da vida. Mude apenas cores, adicione uma imagem de perfil e outra para capa e... só, mas acho que depois de um tempo tudo ficou nesse marasmo mesmo e pelo motivo que mencionou, me parece nada além do justo, se não fosse por aqueles ícones bobos de "verificado" e "premium", sério, se tem algo que eu considero desnecessário é isso. Só estou lá para publicar minhas fanfics e conhecer leitores que gostem dos mesmos animes que eu poxa! E ao menos nesse ponto, achei muita gente bacana por lá, saí realizada para ser sincera, hah!

    Aliás, que tristeza para adicionar uma nova categoria, viu? Desisti de tentar na terceira tentativa e pelo menos no Nyah! isso não me aconteceu nem uma vezinha, ao menos por lá os adms são gente finíssima e disso (nem de nada na realidade) posso reclamar!

    Enfim, pude extravasar um pouco graças a leitura! Adorei a postagem Typ, tá de parabéns pelo texto informativo e retrospectivo afinal, só quem viveu sabe, e eu não passei pelo Spirit em seus tempos dourados por não morrer de amores pela plataforma e por hora, do pouco que vejo não penso que ele esteja decadente, se fosse assim nem usuário novo tinha por lá, né não? A verdade é que essa mania de modernizar, de adicionar aplicativo e tal acaba com boa parte do barato que o monitor do computador traz :')

    Ah, e muito obrigada pelo seu comentário menina, ganhei meu dia com ele, viu? Coração ficou como? Feliz, feliz.
    Um abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
  3. Se eu vim aqui só pra falar mal do wattpad? Talvez... Só pra dizer que o sistema de busca de lá é um bug, não existe, não sei pra que serve, é um erro. Obrigada pela atenção. Eu não costumo ler nada no spirit mais, faz muito tempo que não visito então não sei como anda por lá. E quando eu acessava era só pra ler e ir embora, então não sabia de nada de forum e jornal.

    Foi interessante ver toda esse jornada, adoro ler sobre como era a internet, alguma plataforma ou algum site/blog que não existe mais. Vira um resgate da história de algo perdido, algo que só quem viveu sabe e que cada pessoa que vivenciou tem uma experiência diferente pra acrescentar. Não sei, acho fascinante, principalmente quando envolve ambientes virtuais e cultura da internet.

    ResponderExcluir